domingo, 31 de outubro de 2010

Importante Legado


     Diariamente caminhamos por lugares onde elas, as formigas, estão presentes, poucas pessoas as percebem.
     Alguém por um acaso, já parou para pensar em quantas delas já pisamos enquanto caminhávamos?
     Nosso objetivo não é fazer do ser humano o culpado, não queremos banalizar ou tornar o tema sensacionalista.
     Apenas gostaríamos de sensibilizar as pessoas, para que elas percebam, que este pequeno animal, que para uns é considerado insignificante, tem uma vida, tem uma família, batalha para manter-se vivo.
     Quando éramos pequenas, achávamos o máximo pegar um galhozinho de árvore e ficar cutucando os formigueiros, até destruí-los, mas nunca paramos para refletir, pois não tínhamos consciência de que estávamos acabando com a moradia de um animal que trabalhou muito para construí-la..
     Hoje em dia, as crianças continuam assim, destruindo sonhos, por pura inocência, mas os pais poderiam ao invés de achar legal ou simplesmente dizer que é coisa de criança, passar o conceito correto a elas, explicar para elas porque motivo não se deve destruí-los assim os pais estariam formando um ser humano mais consciente e esse aprendizado poderia ser passado adiante.
     Cuide do seu filho, torne-o um ser humano melhor, assim estarás o preparando para a sociedade e passando um excelente legado a ele!

     Foto: Lisiane Ebeling

sábado, 30 de outubro de 2010

Paisagens deslumbrantes à frente de seus olhos..

  
   
     As flores de laranjeira são realmente extraordinárias. Quem se aproxima de uma árvore como esta se encanta, com o perfume de suas flores e com sua beleza.
     Diante de uma estação tão linda, a primavera, devemos apreciar as paisagens tão bem ‘esculpidas’ pela mãe natureza. Paisagens estas que muitas vezes são ignoradas por conta de outros interesses que os humanos possuem. É comum a grande distância entre homem e natureza que se faz presente hoje em dia, e ela faz com que inúmeras pessoas não enxerguem o quão belo o nosso planeta é.
     Passe mais tempo em contato com a tua família e com a tua natureza, afinal, ela é tua também. Contato este que passa tranqüilidade, bem-estar e felicidade!
     Curta a primavera! Curta a estação mais bela do ano, a estação das flores! Curta estas flores, que nesta época estão lindas, coloridas e perfumadas! Curta os teus amigos, sejam eles humanos ou animais! Curta a tua família, curta a tua vida! Curta o hoje, porque o amanhã não sabemos como será!

     Foto: Kamila Braga

domingo, 24 de outubro de 2010

Quem me dera..


Quem me dera ao menos uma vez,
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente.
[...]
Quem me dera ao menos uma vez,
Que o mais simples fosse visto como o mais importante,
Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.
[...]
Quem me dera ao menos uma vez,
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
ninguém lhe diz ao menos, obrigado.

(Legião Urbana – Índios)

     Foto: Lisiane Ebeling


sábado, 23 de outubro de 2010

Muito mais racionais..



     Isso lhe parece irracional?
     Pois é julgado desse modo por nós seres humanos...
     Mas se observares atenciosamente a imagem acima, perceberás que o sincero olhar deste cão demonstra que ele tem muito mais sentimentos, ou no mínimo um sentimento muito mais puro do que o nosso, o que o torna bem mais racional do que nós.
     Nossos conceitos estão um pouco invertidos, pois julgamos racionais aqueles que acreditam ser o centro do mundo; aqueles que, mesmo sabendo que os impactos causados à natureza futuramente irão nos render prejuízos, continuam a degradando; aqueles que estão em constante disputa por poder, aqueles que matam seres da mesma espécie, mesmo que isso não seja para sua sobrevivência, aqueles que dizem querer uma sociedade justa, mas vivem a tornando injusta.
     Isso é dito racional por nós..
     E aqueles que amam uma pessoa simplesmente porque ela lhe dá carinho, comida e uma caixinha para dormir, são considerados irracionais... estranho, não?
     O cão que está presente acima nem sempre ganha carinho, às vezes até é presenteado com gestos nada piedosos de pessoas insensíveis e ignorantes, sua refeição nem sempre é garantida, na maior parte das vezes alimenta-se apenas dos restos jogados ao chão e, quanto a uma caixinha para dormir, provavelmente ele nunca teve alguma. Mas ao contrário do ser humano, este cão não culpa ninguém por isso e, mesmo diante dessa realidade, sempre que alguém se aproxima, ele demonstra carinho por ela, porque este sim é racional e tem muito mais sentimentos do que nós... sem falar no fato de que agora, com o final do ano e o término das aulas, este vivente do CAVG provavelmente terá o mesmo fim que diversos outros tiveram: a morte.
      Enquanto nós vivemos reclamando de tudo, mesmo motivos realmente relevantes, milhões de cães estão morrendo.. por fome, falta de carinho e por não terem sequer uma caixinha para dormir.
     Pense nisso!
     Foto: Lisiane Ebeling
 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um grito de socorro




     Quando pensamos que a vida não faz sentido, quando pensamos que mais nada poderá nos surpreender, a natureza nos surpreende com mais um de seus espetáculos.
     A natureza é realmente estupenda, nenhum ser tem sequer a mínima noção do poder que ela tem. Porém, esse poder todo, nem sempre é representado por exuberantes paisagens, ou momentos incríveis proporcionados por ela.. com a ação do homem, que com seu egoísmo fez diversos malefícios a mesma, hoje a natureza demonstra em espetáculos nada agradáveis um “grito” de socorro!
     Não há outra explicação mais sensata para os furacões, as erupções, os terremotos, enfim, não existe uma explicação mais concreta do que a de que isso seja um pedido de socorro, pois se não fosse isso, a natureza que é tão exuberante e nos encanta por sua beleza simplista, não teria um outro motivo para se rebelar!
     Então porque ao invés de nos tornarmos cada vez mais egoístas, mesquinhos, porque não atendemos ao “grito” de socorro dela?
     Conscientize-se, faça sua parte, e por mais que saibas que nem todos estão tomando atitudes para reverter estes problemas causados por nós mesmos, fique com a consciência limpa, pois estará fazendo o que está ao seu alcance para ajudar a nossa magnífica natureza, que sempre nos propiciou as mais belas paisagens, que sempre nos trouxe a maior tranqüilidade, que sempre fez com que a cada dia que acordássemos tivéssemos um motivo para viver..
     A vida é bela demais para ser desperdiçada!
     Foto: Elise Souza


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nós só passamos a admirar, a dar valor, a perceber a beleza das coisas em volta, após entrarmos em contato com elas.




     Viemos a partir deste post compartilhar uma experiência própria, pois antes de criarmos o projeto Olho do Mundo, antes de nos interarmos com isso, deixávamos as coisas passarem despercebidas aos nossos olhos, não que nós não apreciássemos a sua beleza, apreciávamos, porém não com a mesma intensidade de hoje, após o nosso engajamento no projeto.
     Antes, conseguíamos perceber a beleza que havia em volta, mas não percebíamos o quão belos eram aqueles pequenos detalhes, detalhes que hoje observamos atenciosamente e sempre que possível capturamos imagens para que possamos compartilhar com pessoas igualmente interessadas na beleza natural existente ao nosso redor.
     Então, entre em contato, passe a apreciar cada detalhe, e por mais que pareça-lhe pequeno, à seus olhos poderá se tornar imenso, basta você querer!
     Foto: Lisiane Ebeling

domingo, 17 de outubro de 2010

Sensível aos teus olhos?




     Muitas vezes a sensibilidade perante outros seres vivos está em pessoinhas inusitadas. Foi brincando de fotografar que Lucas Duarte, de seis anos, acabou capturando esta imagem, que sensibiliza quem a observa. Esta sensibilidade é uma grande virtude, que muitas vezes não se faz presente em adultos.
     Com certeza teríamos uma realidade bem diferente se todos tivessem mais interesse em observar coisas bem simples, cotidianas, e não tivessem apenas interesses egoístas, individualistas. É seguindo a expressão “as coisas simples são mais valiosas” que deixa-se um recado: 
     Se não percebes as coisas pequenas que acontecem bem próximas de ti, passe a observar. Com certeza verás um mundo inédito aos teus olhos, e aí sim, talvez entendas o real propósito da vida!

Uma vida além da nossa..


Quan
    
    
        Quantos de nós já parou para pensar em como é a vida dos outros seres?
     Seres que como nós, efetuam tarefas, interagem entre si, enfim, seres que vivem do modo deles, mas que as vezes passam despercebidos e não recebem a devida atenção. Não damos importância a eles, mas a verdade é que eles são tão importantes quanto nós seres humanos, porém, talvez por serem menores do que a gente, muitos acreditam que eles sejam inferiores, o que pode ser considerado “ignorância”, pois não conseguimos perceber que talvez o modo como eles vivem, o modo como eles batalham pela vida, seja algo tão brilhante, mas que nem sempre poderá ser contemplado por nossos olhos, o que por conseqüência gera esse nosso desinteresse.
     Jamais podemos nos definir superiores a eles, afinal, são nos menores frascos, onde estão os melhores perfumes, e os piores venenos. Também não devemos achar que somos inferiores, simplesmente não podemos considerar-nos nem melhores, nem piores, somos todos iguais, cada um tem seu tamanho, cada um tem sua utilidade, cada um vive da sua forma, mas todos, sem exceção, temos o mesmo objetivo, viver. 
     Então porque ao invés de os desprezarmos, ou até mesmo matarmos, porque não contemplamos sua beleza?
     Todo dia, é dia de revermos nossos conceitos, de nos tornarmos mais humanos, de mudarmos para melhor, pois só a partir da nossa mudança, é que poderemos sensibilizar as pessoas em nossa volta.
     Pense nisso, nunca é tarde para mudar, nunca é tarde para nos tornarmos melhores! (:

     Foto: Lisiane Ebeling