domingo, 27 de março de 2011

Coincidência ou ironia?

Explosão na usina de Sendai, no Japão, após terremoto e tsunami.
Observa-se hoje no mundo um cenário de caos, formado por catástrofes naturais repentinas que se mostram aos seres humanos, muitas vezes com força total, e sendo elas causadas por nossas atitudes egoístas ou até mesmo por outros motivos, causam sérios e graves danos. Apenas a destruição é o que resta por onde passa a fúria da natureza, que dessa vez deixou apenas destroços em um país de tradição e cultura milenares, altamente desenvolvido em tecnologia de ponta, o Japão. O motivo destas ocorrências, deve-se ao fato de o país estar localizado sobre a intersecção de quatro placas tectônicas, causando terremotos freqüentes na região, mas se formos levar em consideração que nada acontece por acaso, perceberemos claramente que mais esta catástrofe pode significar um aviso para a elite do poder tecnológico, o de que chegamos ao limite.
Milhares de pessoas no mundo todo, observaram atônitas a sequência de acontecimentos desastrosos, como os terremotos e tsunamis que destruíram por completo grande parte do país com os mais baixos índices de corrupção e criminalidade, e ainda as explosões em centrais nucleares causadas por falhas nos reatores que trouxeram ainda mais problemas para a população desnorteada, devido às nuvens radioativas extremamente prejudiciais à saúde. Após este momento de destruição e dor coletiva, restou a certeza de o quão frágil é o humano e suas criações, por maiores e mais avançadas que sejam, e hoje, paira no ar a certeza de que deve-se sim evoluir, mas mudando de rumo, banindo a energia nuclear, e investindo em energias renováveis para que possamos evitar novas e maiores tragédias, talvez tornando as pessoas menos superficiais e com mais amor.

Um comentário:

  1. Para mim, nem coincidência, nem ironia: ignorância dos governados, arrogância dos governantes! Um mundo onde o poder vale acima do risco, o deslumbramento de uma massa... que questiona pouco ou nada. Ontem mesmo li alguns posts entusiasmados com a copa do mundo 2022 no Catar, onde existe um planejamento tecnológico para criar nuvens artificiais em cima dos lindos estádios que serão construídos especialmente para o evento. A nuvem poderá ser mudada de posição de acordo com o movimento da terra criando um frescor no estádio localizado em área desértica do país. Ela será mantida no ar com o uso de gás hélio (o mesmo usado para encher balões de shopping, o mesmo também que em outros momentos foi anunciado com risco de desaparecimento do nosso planeta). Mas não li nada(e procurei) informando do possível ônus que isso trará ao planeta, será que foram feitos estudos para tal? E, se não trás nenhum ônus qual é o bônus, já que toda ação remete a uma reação? Não vi ninguém questionando, e sim, muitos entusiasmados por uma copa cheia de atrativos tecnológicos... nada contra a tecnologia nem ao futebol ou ao evento (gosto dos 3. Mas é necessário ampliar este assunto e ser atento as escolhas que nossos governantes fazem, caso o contrario, muitas outras tragédias poderão acontecer!
    Meninas, quem sabe vale uma pesquisa e um post sobre esta nuvem artificial, para que possamos entender e tomar partido.
    abraços e bom trabalho
    Luciana Ebeling

    ResponderExcluir